quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PID

O que é a PID?
A PID é a Permissão Internacional para Dirigir. Nada mais é do que a tradução da sua CNH e expira junto com a CNH tbm.




Como o próprio nome diz, você precisa dela para dirigir fora do seu país de origem. O pessoal diz que acaba n servindo p/ nada e q é um gasto desnecessário já que na maioria dos estados norte-americanos aceitam a PID até determinado período e depois você tem que tirar a Driver's License do estado em que você reside nos EUA e sem a PID como você tira a sua Driver's License? Até onde eu sei, não dá pq tem q apresentar a bonita...me corrijam se eu estiver errada.

"Ah! mas eu nem vou dirigir lá, pra quê vou tirar a PID?"
Olha, do meu ponto de vista, mesmo quem n tem q dirigir é uma boa, pq nunca se sabe neh? vai que...
às vezes vc n precisa dirigir p/ as crianças etc, mas vc n vai querer ir e vir mais facilmente e dirigir pra vc? Mesmo que o local onde vc vá morar tem meios de transportes de fácil acesso, acho uma boa ter a PID para poder ter a Driver's License.

Como solicitar a PID
É só acessar o site do DETRAN aqui, fazer o seu cadastro na parte: Acesse os Serviços Eletrônicos, efetuar o login após o cadastro, ir na Aba CIDADÂO > Carteira de Habilitação - CNH > clicar em Permissão Internacional para Dirigir - PID
Daí tem explicando tudo certinho, inclusive as formas de pagamento, se vc vai ter ou n q apresentar alguma documentação (depende de q opção de entrega da PID vc vai escolher: correios ou retirar do DETRAN).
Atualmente, no estado de SP, que é o meu caso (snif..snif..), que "aparentemente" é onde enfiam a faca mais fundo e sem vergonha nenhuma disso, a PID custa R$ 213,84 (só de lembrar dá um aperto no coração e uma sensação maior de bolso mais vazio huahua).

No meu caso, eu escolhi receber pelos Correios em casa, achei mais cômodo e não tinha q apresentar nenhum documento e dá para você acompanhar o andamento do seu pedido pelo site do DETRAN mesmo. É só estar logado, acessar a aba de Serviços Eletrônicos, clicar em Acompanhamento de Serviços de CNH, selecionar o seu pedido e pronto =)

Solicitei a minha PID em 14/08/12 (terça-feira) e a PID chegou em casa em 20/08/2012. Demorou 4 dias úteis. Rapidão.

Bom..é isso..espero ter ajudado

Bjsss
Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário