quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Renovação da CNH

Este post é específico sobre a antecipação da CNH

Eu fui direto no DETRAN da minha cidade e tive problemas..cheguei lá, perguntei se havia como antecipar a renovação da minha CNH. A moça foi suuuper grossa e praticamente riu da minha cara. Falando q era ela q fazia isso e que a antecipação era im-pos-sí-vel e que quem tinha me dito que tinha como, era mentiroso. Blz, fui embora, porém, eu não me contentei e fui pesquisar. Descobri que tinha como sim.
Como no dia seguinte eu ia pegar o meu passaporte em um shopping de Campinas, que tem um DPF, aproveitei e passei no Poupa Tempo, que tem no shopping para ver essa questão da renovação antecipada.

Resultado???

Fácil. Eu só cheguei, perguntei se tinha como antecipar a renovação da CNH e a moça, que foi super simpática, nem me perguntou o por quê eu queria renovar. Daí ela falou que podia sim e me orientou. Lá, a renovação sai no mesmo dia, mas tem que ter paciência e disponibilidade, porque "demora um pouco". Lá mesmo vc tira foto, eles coletam as impressões digitais e vc faz o exame. Eu paguei 86,00 +/-..não chegou a R$ 87,00...mas isso foi pq escolhi sem SEDEX, mas mesmo assim, compensa mto, pq provavelmente se vc for em despachante, vão enfiar a faca. O médico q faz o exame, foi um amor e me falou que essa questão da renovação antecipada não é tão incomum não e que ele mesmo, trabalha na minha cidade e já pegou muitos casos, sem problema nenhum, ou seja, a grossa do DETRAN da minha cidade é uma desinformada. Dá vontade de voltar lá e esfregar a CNH renovada na cara dela...mas...não vale a pena neh? Eu acredito que cada um tem oq merece, e as coisas acontecem como devem acontecer, portanto, não desanime antes da hora! =D

Bjss..qualquer dúvida, me contatem. Se eu puder ajudar, ficarei feliz ^^

Passaporte nas mãos!

Pessoal, peguei o meu passaporte no dia 23/11/2011.
Foi super rápido! É lindo! *-*
A cada passo o sonho fica mais próximo de se tornar real!

Segue uma fotinha =D



Em breve vou concluir meu app e pronto! aí começam os contatos com as famílias. Qual será o meu destino? =D

bjsss

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Resultado iTEP

Bom dia! Ótimas notícias!
Chegou o resultado do teste de inglês (iTEP = International Test of English Proficiency).

Resultado: "Approved"!!! Siiim! Eu passei!!!!!!!!!

Não vou escrever um texto gigante dessa vez rsrsrs

bjss,
Mari

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ITEP, CPI e entrevista

olá gente...
hoje foi um dia tenso...

entreguei o TCC junto com a minha Agência Experimental - Papoula (parabéns meninas e obrigada por tudo! deu tudo certo e vamos que vamos!)...ou seja..estamos quase formadas! rsrs

fui na Experimento para fazer os testes para dar continuidade no processo.
1° fiz o teste psicológico (CPI = 260 questões entre verdadeiro ou falso). É super fácil, fui o mais honesta possível..ele é bem extenso, às vezes confunde, mas até que é legal. É basicamente tudo sobre você e oq pensa sobre a vida e sobre os outros.

2° fiz o ITEP (International Test of English Proficiency). Eu achei mais difícil, talvez pq eu não tenha tido tempo ultimamente para praticar o inglês. O ITEP tem a parte de Listening e de Speaking.
No meu caso, foram 8 diálogos curtos, com 1 questão para cada diálogo..depois 1 diálogo de 3 minutos, com 5 questões e depois, 1 diálogo de 3:30 minutos também com 5 questões. Todas alternativas.
Depois vem a parte de Speaking, que constituiu de 1 frase, que eles lançam na tela, pedem para vc formular uma resposta e vc tem tempo, tanto p formular a resposta em sua cabeça, ou anotar em algum papel, como tem um tempo para responder a respeito do que foi perguntado...a outra parte do Speaking, eles lançam um tema na tela, e funciona da mesma forma..tempo para formular a resposta (uns 30 segundos)e tempo para responder no microfone (cerca de 45 segundos).
A parte do listening e do Speaking eu achei mais complicadinho..esperava mais de mim =/

Por fim, teve a entrevista com a minha agente..ela foi super legal, me deixou bem a vontade..ela fez perguntas em portuguêm sobre mim, minha família, rotina e também, perguntas em inglês, também relacionadas a esses temas, do pq eu escolhi ser Au Pair, como eu achava q seria minha vida nos EUA..coisas desses tipo...eu achei q essa parte foi bem mais tranquila do que as anteriores..quando terminamos, ela me deu algumas dicas, explicou mais algumas coisas para me ajudar a agilizar o processo, já que fiquei um tempo "em off" por causa do TCC.

Agora, é só eu entregar a documentação que falta e torcer para ter passado nos testes! dedos cruzados! e vamos aguardar! em breve dou notícias sobre o resultado..espero ter conseguido! =D

Bjs..e qualquer dúvida, estou à disposição para responder e compartilhar experiências desse proceso, portanto..sintam-se à vontade!

Obs.: os testes + a entrevista, demoram cerca de 2:30 a 3 horas, portante, é legal se programar e fazer com calma (é claro, que os testes tem tempo, como eu falei, mas tbm não adianta fazer na pressa para acabar logo..afinal..vc está ali p fazer isso)

Abraços, Mari

sábado, 12 de novembro de 2011

Passaporte - como foi no DPF?

Olá pessoal!

Como prometido, ontem, 10-11-2011, fui até a Polícia Federal e tirei o meu Passaporte. Foi super rápido. É tudo muito bem organizado e legal!
1° você aguarda na fila (pelo menos, a vantagem do agendamento pela Internet é essa..a fila é pequena e vai super rápido)
2° O agente te chama, pergunta pelo seu nome, se é para emissão para confirmar, procura seu nome na listinha e pede seu documentos, cuja, relação, pode ser conferida no site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br)
3° Após ter conferido se os documentos (originais) apresentados estão todos OK, o agente pede para você se sentar e esperar até que ele chame novamente (rápido também!! yupiiiiii!!)
4° Ele chama, pede para que você aguarde em outro local, para que possam fazer a coleta das digitais dos 10 dedos das mãos, tirar foto e coletar a sua assinatura, tudo de forma digital. Quem faz isso, é outra pessoa do DPF (Departamento de Polícia Federal), que te mostra tudo na tela do PC e pede para que confira se está tudo certo)
5° É agendado retorno para que você retire o passaporte e passam a orientação do que é preciso levar, horário e que assim que chegr no dia agendado, basta pegar uma senha e acompanhar pelo painel eletrônico até ser chamado para retirar o passaporte, o que também é rápido, pelo que pude perceber (pelo menos no posto do DPF que eu fui, ainda bem! rsrsrs)

Bom...por enquanto foi isso, agora é só aguardar até o dia 23 de novembro para ir buscar o meu Passaporte tão esperado! =D

Até +!

sábado, 5 de novembro de 2011

Passaporte

10/11/2011. Há 3 meses agendei e consegui somente para esta data, que será o dia de apresentar os documentos no DPF (Departamento de Polícia Federal)para a emissão do meu passaporte.
Se você quer viajar para o exterior e não tem passaporte, agende com antecedência para não ter surpresas.

Quando eu fechei contrato com a agência em fevereiro/2011, achei que 1 ano demoraria horrores e que teria tempo de sobra, maaaasss, 1 ano voa! Estamos em novembro, portanto, programe-se muito bem, faça um "schedule" de tudo o que é necessário para a viagem e tente segui-lo, senão, seus planos podem atrasar.

No meu caso, que estou há 2 semanas de terminar a faculdade (yessss! I can't believe in that! Gosh!)e trabalho, o tempo e disponibilidade para correr atrás de tudo é mais complicado, é mais "curto", porém, se programar resolve. Basta se organizar.

No dia 10 eu conto como foi no DPF.


Mari

Dicas

Tem um blog que eu vejo com bastante frequência (quase todos os dias, diga-se de passagem), que é muito legal e é "pé-no-chão".

Me ajudou a esclarecer muitas dúvidas. è óbvio que não é nenhuma receita mágica e que a experiência que cada um tem, é única, portanto, se um conhecido teve uma experiência ótima ou péssima~, isso não quer dizer que a sua será da mesma forma, afinal, a experiência que a pessoa teve é dela e não sua, portanto, a experiência é de cada um.

Vale a pena conferir o blog:

http://passaportebrasilusa.com

Espero ter ajudado.

Mari

Au Pair?

- Vai fazer o que depois da faculdade?
- Vou passar um ano ou mais nos Estados Unidos! Depende de como vou me adaptar.
- Noooossa! Que legal!!!! O que você vai fazer lá?
- Trabalhar e estudar.
- Trabalhar com o quê e estudar o quê?
- Vou ser Au Pair e pretendo fazer algo na minha área. Seria o máxima conseguir estudar algo relacionado a Marketing Esportivo, que eu amo!
- Que legal! O que é Au Pair?
- Eu vou morar com uma família americana, cuidar da(s) criança(s) dela durante o dia, eu recebo por isso e ela me paga uma bolsa de estudos lá.
- Ah, legal... Então você vai ser babá...
- Sim e não! É como se fosse uma irmã mais velha que fica com os irmãos enquanto os pais trabalham. Coisas do tipo, leva na escola, busca, leva no futebol, balé etc, busca. Cuidarei de tudo relacionado às crianças, desde dar banho, alimentá-las até o lazer. Acho que vai ser legal!
- Você gosta de crianças? Não é nada fácil hein...
- Sim. Eu gosto e tenho muita ciência disso. Eu não teria escolhido ser Au Pair se fosse ingênua o suficiente para achar que tudo será um mar de rosas, porque não é em lugar nenhum nesse mundo.
- Hum..Boa sorte! Não vamos perder o contato hein!

Por inúmeras vezes tive o diálogo acima, seja com família, amigos, parentes, amigos de amigos. Ser Au Pair, querendo ou não, gera um certo "preconceito", que infelizmente e vergonhosamente. já tive um dia também, porém, antes de saber o que é ser uma Au Pair.
Em sua maioria, as pessoas ficaram super empolgadas quando eu respondia que estava indo morar nos EUA, porém, "meio que murchavam" quando eu dizia o que faria. Só depois de trocas de experiências, de conhecer o que é e o que faz uma Au Pair, não somente perdi esse preconceito idiota, como passei a amar a ideia, portanto, não ligo para o que os outros pensem sobre isso, afinal, é uma coisa minha e as opiniões têm que ser respeitadas, certo?

Au Pair In America é uma agência britânica que trabalha em parceria com agências de intercâmbio de todo o mundo, selecionando meninas para serem Au Pair (há programas de Au Pair para meninos também, é só pesquisar). Eu escolhi a Experimento, de Campinas.

O que vai acontecer é o seguinte: vou morar na casa de uma família americana (host family) e deverei ser recebida como parte dela. Quando eu digo "parte dela", é parte dela mesmo. Vou vivenciar a cultura americana, participar de eventos familiares e fazer minhas refeições com eles (nem sempre, deixando claro, que isso é uma opção da Au Pair e varia de uma para outra essa frequência). Serei Au Pair da(s) criança(s) da família e receberei um salário semanal. A minha host family deve pagar uma bolsa de estudos e eu posso escolher entre diversas opções de cursos disponíveis pela APIA. Cumprir com esse estudo nos EUA, é uma obrigação para que a candidata possa ser Au Pair.

Há uma "counsellor", é como se fosse uma psicóloga/conselheira, contratada pela APIA, que é responsável pelo grupo de Au Pairs (cluster) de determinada região. A counsellor organiza um evento mensal entre as meninas (jogos de baseball, patinação no gelo, palestras, etc) e reuniões periódicas individuais para acompanhar o processo de adaptação de cada uma. É oferecido assistência 24h todos os dias, caso a Au Pair precise.

Ser Au Pair não é só cuidar de crianças, mas é uma super oportunidade para quem quer melhorar o inglês, aprender e viver em uma nova cultura, criar amizades que você provavelmente, levará para o resto de sua vida.

No meu caso, ser Au Pair vai me proporcionar tudo o que sempre quis, lembrando, que cada um sabe o que é melhor para si.

Por que eu criei esse blog?

Desde os meus 13 anos, eu decidi que um dia eu iria para os EUA. Até então, várias coisas aconteceram (lógico, natural). Entrei na faculdade de PP (mais conhecida como Publicidade e Propaganda) em 2008. Foi a partir daí, que eu me dei conta que a hora de começar a tornar os meus sonhos realidade estava chegando.
Cada vez mais, estava mais convicta do que eu queria e quero para mim. Eu decidi que assim que terminasse a faculdade, seria a hora de eu caminhar com minhas próprias pernas (clichê, sim, mas foi isso mesmo o que aconteceu oras! rsrs). Eu queria que esse meu sonho fosse todo meu, desde a procura por agências, conversas com amigos, referências, até o pagamento de tudo, pois, é uma coisa minha e eu sentiria o maior prazer do mundo em poder olhar para trás e dizer: sim, eu consegui e qualquer um pode conseguir se correr atrás, basta despertar do sonho e agir.
Em 2010, consegui o meu 1° emprego e desde quando fui admitida, o meu pensamento sempre foi em juntar a grana para concretizar esse meu sonho (que fique claro que eu gosto do meu emprego e de onde eu trabalho).
Nas férias da faculdade eu falei para mim mesma, que quando retornasse das férias, iria fechar contrato com uma agência de intercâmbios que tem na faculdade.
Foi em 28/02/2011 que eu fiz isso e foi a melhor sensação da minha vida (apesar de ter ciência de que toda a minha grana e esforço estariam sendo investidos nisso).
O processo para entrar no programa de intercâmbio e planejar toda a viagem é demorado, cansativo e se eu não tivesse certeza do que eu queria, teria desistido no meio do caminho. Se tudo sair como planejado, no final de março ou no máximo começo de abril/2012, estou indo atrás do que eu sempre quis.
Respondendo a pergunta do título, eu criei esse blog para manter um registro de todo o processo da minha grande primeira viagem e escrever sobre alguns dos acontecimentos que me fizeram chegar a este resultado.
Espero que estejam comigo durante os meus altos e baixos, durante as minhas aventuras e desventuras.

Será o maior prazer se tiver a sua companhia.

Agradeço desde já.

Mariana